Você está aqui
Home > Música > Led Zeppelin vence processo de direitos autorais sobre Stairway to Heaven

Led Zeppelin vence processo de direitos autorais sobre Stairway to Heaven

Led Zeppelin vence processo de direitos autorais sobre Stairway to Heaven

De acordo com o anunciado dia 23 de junho, a banda Led Zeppelin venceu um processo de direitos autorais sobre o riff de guitarra de Stairway to Heaven. Em 2014, a banda foi acusada de plágio.

O processo foi aberto por Michael Skidmore, representante de Randy Craig Wolfe, afirmando que o icônico riff foi roubado da música Taurus, da banda Los Angeles Spirit, de 1968. Stairway to Heaven foi lançado em 1971, no álbum Led Zeppelin IV.

Ao longo do julgamento, que começou dia 14 de junho e durou 9 dias, o júri ouviu o depoimento de Skidmore, um membro da banda de Spirit e musicólogos, discutindo se Led Zeppelin já tinha ouvido Taurus antes de escrever seu maior clássico, argumentando as semelhanças musicais entre as duas. Foi decidido que não houve plágio, mas havia material para o processo.

O guitarrista Jimmy Page, o vocalista o Robert Plant e o baixista John Paul Jones também testemunharam no julgamento, dizendo que nunca tinham ouvido falar da música Taurus, até o início desse processo.

“Estamos gratos pela consciência do juri que decidiu a nosso favor, encerrando as questões sobre a origem de Stairway to Heaven e confirmando o que já sabemos há 45 anos”, disseram Page e Plant em declaração. “Agradecemos o apoio dos nossos fãs e estamos ansiosos para deixar esta questão legal para trás”.

Deixe uma resposta

Top
%d blogueiros gostam disto: